L5 - Saúde ocular #1

Esse post será divido em duas partes (saúde ocular #1 | #2).

Mais de 50% dos brasileiros têm acesso a internet, seja para uso pessoal ou profissional, o que gera um investimento de tempo alto no uso de computadores, ora no ganho de tempo, ora para realizar atividades com mais praticidade. A area de logística é um exemplo disso, no uso de computadores para o controle de estoques, pedidos de produção como também no monitoramento de frotas.

Ginástica laboral e prática de esportes são indicações geralmente usadas por médicos por proporcionarem melhor desempenho no dia a dia aos colaboradores, mas e a saúde dos olhos, visitar o oftalmologista de 6 em 6 meses é o suficiente? Será que não há nada que possa ser feito além disso?


Foi-se o tempo onde usava-se aquela tela escura na frente do monitor para redução da fadiga ocular (condição que se manifesta como cançasso, dor dentro ou em volta dos olhos, vista embaçada, duas visões), atualmente há diversos softwares que auxiliam o usuário a ter  um uso mais confortável do computador, tirando melhor proveito dessa tecnologia. É o caso do SafeEyes (Linux) e do EyeLeo (Windows), onde a função principal é lembrar ou forçar o usuário a fazer uma pausa, depois de um determinado tempo. Durante a pausa, o software te dará algumas sugestões de exercícios, como "dar uma volta", fechar os olhos com força", "girar os olhos em sentido horário e anti-horário", diversos modos para que relaxe a si.



Os dois softwares citados no post são grátis, use, compartilhe e ajude a cultivar uma vida mais saudável.

*O uso do software teve como exemplo a área de logística, contudo é útil em qualquer profissão que faça o uso de computador em médio e longo período de uso para realizar atividades.

Site para informação e download:

Linux - SafeEyes

https://github.com/slgobinath/SafeEyes
http://www.edivaldobrito.com.br/cansaco-ocular-trabalhar-frente-ao-pc/

Windows - EyeLeo

http://eyeleo.com/download

Esse conteúdo está sob licença CC BY


Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir deste trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Comentários